Design de embalagens

  • por

Quando o consumidor entra em determinadas lojas, mercados e só ver produtos em embalagens quadradas, redondas, cores neutras, é difícil para ele escolher algumas dessas mercadorias e levar para casa. Isso acontece porque as embalagens são tão importantes quanto os produtos que estão dentro delas, principalmente no que diz respeito ao design das embalagens.

Toda experiência do consumidor começa na embalagem. Sua função básica é proteger, embalar e transportar o produto, mas ela também funciona como um canal de comunicação direto com o consumidor.

O design de embalagens é fundamental para garantir o sucesso das marcas.

 

Entendendo o design das embalagens

O primeiro contato do cliente com determinada marca ou produto acontece no meio da concorrência. Pensando nisso, cada marca precisa ser marcante, criativa e desenvolver uma conexão com os consumidores, afim de convencê-los a comprar aquele produto.

A importância do design de embalagem é grande, pois é responsável para achar soluções atrativas, práticas e funcionais para embalagens dos diferentes segmentos: higiene pessoal, limpeza, alimentação, beleza, etc.

A empresa especializada pelo design deve criar embalagens para se adequarem ao produto, evidenciando os diferenciais e qualidades. Além disso, as embalagens servem para que as empresas comunicarem seus valores.

Quando o consumidor vê embalagens convenientes e bonitas, ele sempre vai optar por elas. Essa escolha é feita de forma inconsciente. Então a pergunta que fica é: como se diferenciar num mercado tão competitivo?

 

Diferencial na embalagem

O primeiro passo é criar embalagens criativas e diferenciadas da concorrência. Um exemplo do setor de alimentos é o pão de queijo. Muitas empresas comercializam o produto em caixas pequenas retangulares ou sacos plásticos. A empresa Topfood Alimentos desenvolver uma embalagem simples para atrair a atenção dos clientes e explorar o conceito gourmet do produto. Eles criaram uma embalagem em formato de triângulo que remete a uma fatia de queijo.

É fundamental que as empresas tenham conhecimento do mercado nacional e internacional. Elas precisam realizar pesquisas com os consumidores para descobrir suas expectativas, gostos, necessidades.

A partir daí, o design de embalagens pode desenvolver peças que vão conquistar os consumidores e reforçar o posicionamento da marca em relação ao mercado.