Como simplificar sua vida digital

  • por

Como simplificar sua vida digital

Atualmente, a tecnologia está presente a todo momento em nossas vidas. Tanto que temos uma vida “a parte”, a vida digital. Podemos perceber isso com a importância que damos ao nosso celular, por exemplo, aonde esquecê-lo em casa é motivo de desespero.

Praticamente tudo pode ser feito digitalmente hoje em dia. Comunicação, trabalho, compras, entretenimento, todas estas atividades e muitas outras podem ser feitas de forma digital.

 Com isto, devemos nos perguntar. O nosso tempo digital está sendo aproveitado da melhor maneira possível? Com tanto contato com o mundo digital, surge uma infinidade de distrações. Estas são elementos extremamente normais por conta da nossa presença virtual.

Qual a sua mentalidade sobre a vida digital?

Para iniciar o processo de organização, o primeiro passo deve ser a conscientização do problema. Acompanhar todas as novidades do mundo virtual não é nada fácil. Ingerir uma quantidade enorme de informações faz com que seu cérebro nem tenha tempo de processá-las da melhor maneira. Por isso, gerenciar o seu tempo na vida digital é essencial.

Formas de organizar a vida digital

Um dos principais questionamentos relacionados a vida digital é sobre qual é a melhor maneira de torná-la mais simples. Organizar a vida digital e acabar com a sobrecarga e o stress que esta pode ocasionar é uma tarefa que pode ser realizada de diversas formas.

Um dos principais pontos na hora de simplificar e organizar sua vida digital é aliar a organização de seus dispositivos com os seus hábitos. Procure analisar o seu comportamento, prestando atenção no que você faz em seus aparelhos.

Após isso, reflita sobre esta é a forma que você quer passar seu tempo na internet. Manter seu computador e seu celular organizados também é importante e economiza seu tempo durante a utilização.

Outro ponto importante é reduzir as suas distrações. Procure desativar notificações de outros aplicativos e sites enquanto estiver fazendo algo produtivo. Fazer atividades como exercícios ou ler um livro sem nenhum contato com a tecnologia também ajuda a tirar o stress.

Estabelecer limites quanto as suas atividades digitais pode ser extremamente benéfico para a sua organização.

Procure estipular um prazo para determinada tarefa, e dê o seu máximo durante este período. Assim, você terá uma motivação a mais para a conclusão.

Com estas atitudes sua vida digital se tornará muito mais organizada e produtiva, sem espaço para distrações e informações que não agregam valor.