Como escolher os materiais para a pesca esportiva?

  • por

Iniciar as atividades na pesca esportiva não é uma tarefa difícil. Porém, é importante tomar algumas precauções na hora de adquirir os seus equipamentos para a pesca. Os equipamentos apresentam uma grande influência na pesca, e por isso, devem ser escolhidos da melhor maneira possível.

Na primeira etapa, de adquirir os produtos, é recomendado levar em conta a opinião de profissionais da área. Existem diversos tipos de pesca esportiva, que vão desde a de praia até oceânica. Por isso, existem milhares de diferenças entre os equipamentos.

Mesmo assim, existem alguns pontos que são importantes para adquirir equipamentos de todas as modalidades. Que tal conferir algumas dicas para adquirir os seus equipamentos para pesca esportiva?

Varas para pesca esportiva

A vara é um dos componentes mais importantes para a pesca esportiva. É fundamental que você adquira uma vara adequada para a sua modalidade de pescaria. Características como a leveza e a resistência devem ser levadas em consideração. Dentre os diversos tipos de varas existentes, as varas telescópicas são as mais populares, uma vez que são fáceis de se limpar.

Molinete ou carretilha, qual utilizar?

A escolha entre molinete ou carretilha é muito particular. Isto por que cada pescador tem uma preferência devido a sua adaptabilidade com cada tipo de equipamento. Um dos maiores problemas para os iniciantes são as cabeleiras na linha, problema que é evitado pelo molinete.

Por outro lado, a carretilha possui sistemas um pouco mais sofisticados e que auxiliam o praticante a entender a lógica da pesca esportiva. 

Equipamentos úteis para a prática da para pesca esportiva

No mundo da pesca esportiva, existem milhares de equipamentos para as mais diversas situações. Um dos equipamentos mais importantes são as maletas de transporte.

Ter um equipamento para armazenar anzóis, iscas e outros acessórios é essencial para conservá-los e organizá-los da maneira correta. Pescar em águas salgadas desgasta o equipamento com maior rapidez, por isso, nestes casos a maleta é ainda mais importante.

Equipamentos específicos

Na pesca esportiva, equipamentos como alicates, tesouras e cortadores de fios são indispensáveis. Com o auxílio dele a pesca se torna muito mais prática e fácil. Além disso, outro acessório recomendado para a pesca esportiva é a bolsa ou caixa térmica.

A mesma serve para manter a temperatura dos peixes ou até mesmo das iscas. Os anzóis e iscas devem ter uma boa variedade, com modelos específicos para cada modalidade de pesca esportiva.